sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Geometria é intuitiva para todos os seres humanos

Cientistas avaliaram índios da Amazônia sem conhecimento sobre o tema.
Pesquisa conclui que as pessoas têm noção espacial mesmo sem ensino.


A compreensão da geometria euclidiana é intuitiva para todos os seres humanos, mesmo na ausência de educação formal de matemática, revela um novo estudo francês. A pesquisadora Véronique Izard, do Laboratório de Psicologia e Percepção do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e da Universidade Paris Descartes, e colegas aplicaram testes de geometria em 22 adultos e 8 crianças de aldeias isoladas da Amazônia, que nunca tiveram acesso ao ensino da geometria.
O filósofo alemão Immanuel Kant já argumentava que a geometria euclidiana pode ser compreendida a partir de uma intuição sobre o espaço. E a pesquisa mostrou que os adultos,
crianças e até os animais são sensíveis às propriedades geométricas de espaço, e as usam para reconhecer objetos e formas ou se localizar no ambiente.

Os resultados foram comparados ao desempenho de adultos e crianças franceses e americanos da mesma idade dos indígenas da tribo Munduruku. Os cientistas introduziram os participantes em conceitos de mundos ideias - como formas planas e redondas - e depois lhes fizeram perguntas, ilustradas por esboços em uma tela de computador.
Em uma das séries de testes, as questões foram focadas em propriedades geométricas das linhas, enquanto outra avaliação pedia que os participantes estimassem a localização e o ângulo de um vértice de triângulo incompleto. Os pesquisadores relataram que os adultos e crianças da Amazônia entenderam geometria plana e adaptaram suas respostas sobre como ajustar uma superfície plana a uma escala maior, da mesma forma que fizeram os voluntários da França e dos EUA.
Os piores resultados nos testes foram obtidos pelas crianças americanas na faixa etária entre 5 e 6 anos, que ainda não haviam estudado geometria. Os autores sugerem que os seres humanos têm uma compreensão cultural e universal de geometria, que se manifesta após um certo estágio de desenvolvimento ou é aprendida com base em experiências espaciais compartilhadas por todos.


http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=11458

Nenhum comentário:

Postar um comentário